quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cia PeQuod leva teatro de bonecos ao Sesi de Macaé

A Cia PeQuod, patrocinada pela Petrobras com a chancela do Ministério da Cultura, está na estrada com o espetáculo O Velho da Horta, de Gil Vicente. A montagem, vencedora do Prêmio Maria Clara Machado na Categoria Especial “pelo trabalho com os bonecos” passou por Cabo Frio e neste final de semana estará em Macaé. A turnê é parte das atividades de 2011 da mais importante companhia carioca de Teatro de Animação. Em junho, Campos também receberá o espetáculo.
Criada em 1999, a Cia PeQuod leva para o interior do Estado do Rio de Janeiro um dos seus trabalhos mais virtuosos, graças ao ineditismo de transpor para o Teatro de Animação o universo de Gil Vicente. Trata-se do maior autor do Teatro Português, que inseriu seu nome para sempre na História da Dramaturgia universal com obras primas como O Auto da Barca do Inferno e A Farsa de Inês Pereira.

Terceira montagem da PeQuod, O Velho da Horta explora novamente as potencialidades da manipulação direta, uma derivação do bunraku japonês, técnica que permite uma movimentação bastante humana, onde cada boneco pode ser manipulado por um, dois ou três manipuladores, dependendo das necessidades de cada boneco. No espetáculo, quatro manipuladores se revezam entre os oito personagens da peça. A Cia PeQuod vem trabalhando com esta técnica há mais de uma década e em cada nova montagem desafios novos são estabelecidos para que a equipe não permaneça sempre numa região de conforto.

O Velho da Horta, uma farsa escrita em 1512, conta as peripécias de um frustrado amor senil, cujo protagonista, um velho sessentão e proprietário de uma horta, se apaixona subitamente por uma jovem compradora. Uma trambiqueira surge na história para enganar o Velho com falsas promessas de um amor correspondido. Para além da manipulação dos bonecos, que parecem estar vivos, é destaque na montagem o cenário de Carlos Alberto Nunes que recria com minúcias a tal horta do protagonista, onde os bonecos vão colher e plantar legumes, frutas e verduras, podar flores diversas e ajeitar a terra para a próxima estação. O clima bucólico da horta é completado ainda por um pequeno lago.

O Velho da Horta é um programa para toda a família. Agrada as crianças pela riqueza visual, pelos bonecos e pelo cenário. E deleita os adultos pela fina ironia do texto, pela profundidade que se revela no final da peça e pela elegância da manipulação e atuação do elenco.
 
 
Assessoria de Imprensa Petrobras





Nenhum comentário:

Postar um comentário