quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Estudantes comemoram Dia da Árvore no CEPRUS de Macaé

O secretário Christino acompanhou as crianças no plantio de árvores 
Em seu primeiro grande evento de interação com a comunidade urbana, o Centro Estadual de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável (CEPRUS), unidade da Pesagro-Rio, empresa vinculada à secretaria estadual de Agricultura, em Macaé, reuniu nesta quarta-feira (21), cerca de 500 crianças para comemorar o Dia da Árvore. Na parte da manhã, alunos da Escola Municipal Aroeira e da Estadual Rachel Reid Pereira de Souza plantaram mudas de aroeira, junto com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo.

– Quando vocês passarem por aqui em 10 ou 20 anos, vão lembrar que ajudaram a plantar essas árvores. É bom vocês saberem da importância de ações como essa para melhorar o nosso clima, preservar a água e o ar do nosso planeta – disse o secretário.

À tarde, outros estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares deram continuidade às comemorações. Concebido com o objetivo de promover a interação entre as populações urbanas e rurais, o CEPRUS abriga uma das maiores florestas urbanas do estado, com 120 hectares. A unidade está aberta a produtores rurais, profissionais das áreas agrícola e ambiental, estudantes e população em geral, onde podem conhecer técnicas de manejo sustentável incentivadas pelo Programa Rio Rural em propriedades de agricultura familiar.

O secretário estadual de Agricultura também falou sobre a importância do CEPRUS para Macaé.

– Aqui funciona um centro de pesquisa diferente. Quando a gente pensa em experimentos, imaginamos um laboratório todo fechado, mas aqui temos pesquisas a céu aberto. As pessoas vêm aqui para aprender como plantar sem prejudicar a natureza. Aqui é também um lugar para aprendermos o que fazer para viver numa cidade legal, com menos poluição, com um clima ameno e com mais água – revelou Christino Áureo.

O estudante Nicolas Fagundes, 14 anos, gostou do que viu no CEPRUS.

– O legal daqui é que eles cuidam das árvores e ensinam como preservar o meio ambiente – falou.

O objetivo do centro é formar cidadãos que vivam de forma sustentável.

– Os alunos, agricultores e a população em geral são muito bem vindos – falou José Rizzo, chefe da unidade.

As visitas ao CEPRUS podem ser agendadas pelos telefones (22) 2765-1297 e (22) 2765-1936 ou através do blog http://www.ceprus.blogspot.com/. O endereço é Estrada do Horto, km 03 - Horto, próximo ao trevo da Aroeira via Linha Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário