sábado, 2 de outubro de 2010

O que falta aos jovens de classe média?

Jovens de classe média detidos no Rio
A cada discurso que vejo do presidente Lula em que ele fala do crescimento da classe média mais eu fico temerosa pela sociedade. Eu sei que deveria ficar feliz! Porém não consigo deixar de pensar no que será dos pobres, idosos e dos próprios jovens. Após uma madrugada sem dormir por conta do som alto dos carros, que insistem em parar no posto de combustíveis 24 horas, próximo a minha casa, amanheço a me perguntar qual foi a educação dada a essas pessoas. Por que elas não se importam com o próximo? De onde vêm tanta arrogância, falta de respeito e amor?
Nos últimos anos alguns casos noticiados pela imprensa chamaram a atenção de educadores e estudiosos para a questão. Isso aconteceu quando o índio foi queimado, se repetiu no caso da família Richthofen e voltou a ser comentado agora, há poucos meses, na tragédia que envolveu o filho da atriz Global Cisa Guimarães e um jovem também de classe média alta. Sem falar dos casos do ator Dado Dolabela, que nessa semana foi detido com maconha. E já responde a processo por ter agredido a ex-namorada Luana Piovani.
Rafael foi morto por um jovem que fazia 'pega' em um túnel
Em todas essas situações vemos jovens bonitos, ricos e aparentemente felizes metidos em crimes e tragédias que não parecem existir para este tipo de pessoa. Falo isso, porque sou filha de pedreiro com costureira, tive dificuldades para concluir os meus estudos e tento pagar a minhas contas em dia. No meu mundinho as pessoas ainda respeitam os seus pais, ouvem os idosos, não ligam o som alto porque tem gente dormindo, não responde com os ombros, não ignoram quando são contrariadas e não batem porta quando estão enfurecidas. E nesse mesmo mundinho é comum assistir as tragédias feitas para quem não atinge os objetivos. Gente que vai para o crime por falta de oportunidade ou por fazer parte de sua realidade. Gente que se alimenta mal e dorme no chão de casas com paredes improvisadas.
Juro a vocês que as vezes na busca por uma  mente mais evoluída tento ser compreensiva com quem é assim. Mas sinceramente, prefiro falar a verdade. Eu odeio as atitudes infantis e inconseqüentes dos jovens de classe média. Tenho horror a falta de educação e egoísmo. Tenho vontade de chamar os pais deles e perguntar o que eles fizeram com essas criaturas medíocres. Por que eles não fazem nada para tornar os seus filhos adultos e dignos.  E o que eles não deram para esses jovens estarem sempre nesta busca desenfreada por dinheiro, poder e prazer.  
Sei que são questionamentos difíceis. Mas espero que as próximas gerações tragam a resposta no DNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário