terça-feira, 26 de outubro de 2010

Petrobras traz mostra internacional de animação para Macaé

Macaé está entre as 400 cidades brasileiras que receberão, no próximo dia 28 de outubro, o Dia Internacional da Animação, maior evento simultâneo de cinema de animação do mundo. Além do Brasil, a mostra será apresentada em outros 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, Canadá, Irã, Romênia, Coréia do Sul, Austrália e Camarões.
Em sua sétima edição, a mostra recebeu, este ano, 73 inscrições de curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes e nos 51 países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA).
A Mostra Nacional 2010 contará com a exibição de curtas-metragens como “Tromba Trem – O Estrangeiro”, de Zé Brandão; “Como Comer um Elefante”, de Jansen Raveira e “Eu Queria Ser um Monstro”, de Marão (RJ); “Doce Ballet”, de Lina Fridman e Maira Fridman; “Quando as Cores Somem”, de Luciano Lagares (SP), entre outros.
Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Pássaros”, de Filipe Abranches (Portugal); “Kensho”, de Daniel Kang (EUA); “Zsa Zsa Zsu”, de Tromarama (Indonésia) e “Hide & Seek”, de Sherif Abbas (Egito). Este ano, o evento acontece em todos os estados do País e busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, por meio do intercâmbio com outros países.

Sobre o Dia Internacional da Animação
A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação. O dia 28 de outubro foi escolhido para comemorar o Dia Internacional da Animação, pois foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo.
No Brasil, o Dia Internacional da Animação tem patrocínio do Programa Petrobras Cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – lei Rouanet e com a parceria da ASIFA (Association Internationale du Film d’Animation), o que garante a presença dos filmes nacionais nas mostras realizadas nos demais países participantes do evento.
Em Macaé, o Dia Internacional da Animação ocorrerá no Cine Arte Macaé, situado na Avenida Rui Barbosa, nº 1725, Centro, no dia 28 de outubro, a partir das 19h30. A entrada é gratuita, e a classificação etária é 16 anos.

Um comentário:

  1. Michelle, que bom poder contar com sua parceria na divulgação de nossos releases. Obrigado, sempre, sempre mais!!! Aguardo você na Mostra. BJS...

    ResponderExcluir